Comissão de Trabalho da Câmara reduz idade de trabalhadores expostos a agentes químicos
27/04/2024STF poderá julgar Temas de Impacto Bilionário nesta semana
08/05/2024O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma redução nos tetos de juros dos consignados para beneficiários do INSS. Agora, o limite para o empréstimo com desconto em folha passou de 1,72% para 1,68% ao mês.
Além disso, para as operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado de benefício, o índice máximo caiu de 2,55% para 2,49% ao mês. A medida recebeu 10 votos a favor, um contra e duas abstenções.
Essa é a sétima queda das taxas desde 2023, seguindo a redução da taxa Selic como parâmetro. Os novos valores começarão a valer cinco dias úteis após a publicação da resolução pelo ministério.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, destacou que a redução dos juros é importante para mitigar o endividamento dos aposentados e pensionistas, visando o bem-estar dos 39 milhões de beneficiários da Previdência Social.
Tônia Galleti, representante dos aposentados, enfatizou que a Previdência é o maior distribuidor de renda do mundo e que a redução das taxas é fundamental para manter saudável o nível de endividamento dos beneficiários.
Atualmente, existem 63.746.598 contratos de consignado ativos em todas as modalidades. As taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras estão disponíveis no portal do INSS e no aplicativo Meu INSS, permitindo aos segurados consultar e optar pela portabilidade do empréstimo para obter condições mais favoráveis.
FONTE: BLOG DO PREV